sexta-feira, novembro 13, 2009

Passando pela Bahia

Cerca de 2,4 milhões de baianos não sabem ler

 

Mais de 2,4 milhões de baianos com mais de 15 anos não sabem ler, nem escrever, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Sergipe, 17,3% da população com mais de 15 anos é analfabeta e no Piauí, 24,3%.

Na Bahia, algumas iniciativas contra o analfabetismo estão dando resultado. Nesta terça-feira (11), dezoito pessoas se formaram na primeira turma de alfabetização para moradores de rua de salvador. Essas pessoas agora já têm esperança de uma vida melhor e mais digna.

Cursos - Para você que deseja aprender a ler e a escrever, há vários cursos oferecidos de graça em toda a Bahia. O programa todos pela alfabetização (Topa) oferece cursos na maioria dos municípios do interior. Os interessados, com mais de quinze anos, devem procurar a sede das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), ou as Secretarias de Educação do seu município.

...
 

CNJ mantém toque de recolher para menores

 

Menores de 18 anos da cidade de Santo Estevão, município que fica a 148 km de Salvador, vão continuar tendo que obedecer ao toque de recolher que limita o horário em que eles poderão ficar na rua.

Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (10), que iria decidir sobre o pedido de suspensão da medida nas sete comarcas, os conselheiros decidiram 'não reconhecer a existência' das portarias. Eles decidiram também enviar o caso para a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, mantendo na prática a vigência do toque de recolher.

Além da Bahia, Decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mantém o toque de recolher em seis comarcas de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

...