domingo, julho 26, 2009

Itabuna é das mais violentas para adolescentes

O Unicef divulgou que Itabuna é uma das cidades mais perigosas para os adolescentes. O estudo compara os índices de homicídio entre adolescentes de 12 a 18 anos nas 267 cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes.

A partir de números de 2006, o Índice de Homicídios na Adolescência define qual a possibilidade de um adolescente de 12 anos chegar aos 19. O resultado não é bom para Itabuna, Ilhéus, Juazeiro e Teixeira de Freitas, todas bem acima da média nacional.

Teixeira apresenta índice de 3,34, seguido de Juazeiro (3,30). Itabuna e Ilhéus vêm logo atrás, com índice 3,29. O IHA médio nacional é de 2,03. Isto significa a possibilidade que um adolescente de 12 anos tem de morrer antes de alcançar os 19 anos.

Os quatro municípios baianos são os que representam mais riscos para a adolescência. Jequié seria o mais tranquilo, segundo o estudo. O IHA do município do sudoeste é de apenas 0,55. Barreiras também está bem abaixo da média nacional: 0,86.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) considera os índices de ?violência letal? em Itabuna, Ilhéus, Juazeiro e Teixeira de Freitas bastante elevados.