quinta-feira, janeiro 08, 2009

A 4a parte do meio ambiente

Mudanças climáticas podem provocar uma nova configuração na geografia brasileira - Entrevista especial com Ricardo Ruiz
Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais aponta que, ao afetarem a agricultura do Nordeste brasileiro, as mudanças climáticas trarão consequências bastante profundas para a economia da região.
 
Hidrelétrica pode afetar área protegida
As usinas hidrelétricas também podem impactar o ambiente. Segundo a análise socioambiental do plano, dos 71 projetos previstos no documento, três são considerados de "impacto extremamente significativo": Estreito, que está em construção no rio Tocantins (entre Tocantins e Maranhão); Belo Monte, no rio Xingu (Pará), e Marabá, também no rio Tocantins (Pará).As usinas hidrelétricas também podem impactar o ambiente. Segundo a análise socioambiental do plano, dos 71 projetos previstos no documento, três são considerados de "impacto extremamente significativo": Estreito, que está em construção no rio Tocantins (entre Tocantins e Maranhão); Belo Monte, no rio Xingu (Pará), e Marabá, também no rio Tocantins (Pará).
 
Gás carbônico vai triplicar até 2017. Governo brasileiro contradiz o próprio plano climático

Se por um lado a área ambiental do governo firma compromissos para reduzir as emissões de gás carbônico por meio da queda do desmatamento, do outro o planejamento do setor elétrico prevê mais geração termoelétrica, considerada uma energia mais poluente. Análises de técnicos do próprio governo indicam que as emissões de CO2 dessas novas usinas saltarão dos atuais 14 milhões de toneladas para 39 milhões em 2017