segunda-feira, janeiro 05, 2009

O Confronto

Oriente Médio, um barril
de pólvora permanente

As causas históricas do confronto e as
guerras entre árabes e judeus na região


Guerra dos Seis Dias: um dos momentos decisivos do histórico conflito

'Hamas poderia ter evitado os ataques'

Com agência Reuters
 

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou neste domingo que o grupo islâmico Hamas poderia ter evitado os ataques israelenses à Faixa de Gaza. "Conversamos com eles e dissemos: 'Por favor, nós pedimos, não encerrem a trégua. Deixem que o cessar-fogo continue'. Então poderíamos ter evitado o que aconteceu", disse Abbas no Cairo, Egito, referindo-se à trégua rompida pelo Hamas em relação a Israel.

A declaração evidencia a divisão – política e geográfica – entre os palestinos. Desde a vitória nas urnas do Hamas, em 2006, os territórios de Gaza e Cisjordânia, separados pelo estado israelense, não são mais administrados pelas mesmas autoridades.

O Hamas se concentrou em Gaza, enquanto a Cisjordânia ficou nas mãos da Autoridade Palestina de Abbas. Com perfil de negociador, o presidente palestino levou paz ao território e angariou apoio das nações ocidentais.

Em Gaza, por outro lado, o Hamas investiu no confronto com Israel. O resultado foi o fechamento das fronteiras do território, cuja segurança é controlada pelos israelenses, o que intensificou o empobrecimento e alimentou ainda mais violência.

Razões do conflito para Israel e Hamas