domingo, janeiro 18, 2009

Crime e Cumplicidade contra os turistas que visitam a Bahia

Atriz Samantha Schmutz fala sobre violência

 

foto: batv
Samantha Schmutz: 'A polícia está fazendo um bom trabalho'

É grave o estado de saúde do paraense, ex-marido da atriz Samantha Schmutz, baleado na cabeça quinta-feira (15), durante um assalto a ônibus no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Um turista colombiano também baleado deve receber alta neste sábado (17).

O policiamento em algumas ruas de Salvador foi reforçado para tentar evitar os assaltos que aumentam no verão em cidades turísticas.

Autor dos disparos em ônibus é identificado
Turista baleado em ônibus está em coma induzido

Um grupo de jovens trabalha num navio norte-americano que está atracado na capital baiana. Três são brasileiros e dizem que passageiros e outros tripulantes sempre perguntam sobre a violência em Salvador.

'A gente não comenta nada de reação a assalto por que se a gente faz algum comentário sobre isso, eles ficam com medo e acabam não saindo do navio', confessa Luciele Bueno, camareira do navio.

'Hoje mais 50 pessoas me perguntaram se pode descer com câmera, pode descer com celular, com relógio', conta Douglas Santos, funcionário do serviço de quarto do navio.

Para tentar alertar e orientar os visitantes, a Deltur (Delegacia do Turista) distribui uma cartilha com dicas importantes que se forem seguidas ajudam a diminuir os riscos.

A cartilha orienta, entre outras coisas, que se deve evitar caminhar em ruas desertas, sair com poucos documentos e não ter contato com pessoas estranhas.

Na quinta-feira à tarde, dois turistas foram baleados ao reagirem durante um assalto a micro-ônibus. O colombiano atingido na mão direita e na barriga está fora de perigo.

O caso mais grave é o do ex-marido da atriz Samantha Schmutz , que trabalha no humorístico Zorra Total da Rede Globo interpretando o personagem 'Juninho Play'. José Humberto Junior levou um tiro na cabeça e está em coma. Ele estava em Salvador para preparar a iluminação do espetáculo que Samanta ia fazer este fim de semana na capital.

'Ele tem filho, tem sobrinhas, então isso pode ter mexido com ele e ele tentou reagir para ajudar [o turista colombiano estava com a mulher e duas filhas no veículo]. Essa violência não está com nada e precisa realmente acabar. A polícia está fazendo um bom trabalho. Eu sei que eles já identificaram essa pessoa, ele vai pagar e tudo vai se resolver', desabafa a atriz.

Cancelamento - O espetáculo 'Curtas' de Samanta Shumtz foi cancelado e ainda não tem uma nova data marcada. Segundo a polícia, o homem acusado pelo crime está sendo procurado. Ele já foi preso três vezes e liberado pela Justiça.

....
 
 
Faz parte do silêncio dos cúmplices da violência não comentar nada sobre a realidade dos destinos turisticos em nosso país. No Turismo do faz de conta se ignora o sofrimento daqueles que saem para períodos de lazer e tranquilidade e encontram o medo, agressões e morte.
 
Para evitar o medo nos turistas se evita comentar sobre assaltos, roubos,furtos,estupros, agressões. Mas acontecem e são reais.
 
A Segurança Pública na Bahia não está preparada muito menos empenhada com seriedade no combate a violência, não tem o direito de receber os turistas!
 
Não venham nos falar de cartilhas! Equipem as delegacias, equipem e armem os policiais civis e millitares, coloquem mais postos e viaturas, paguem salários dignos a estes que devem nos proteger!
 
Chama-se Crime ou Cúmplicidade  esta parceria silenciosa contra vítimas indefesas e ignorantes do perigo nestas Terras!
 
Ana Maria C. Bruni