sábado, janeiro 17, 2009

Aumenta número de casos de Aids na faixa etária de 50 anos

A Paraíba é o quinto Estado nordestino com maior número de casos de Aids entre idosos.
A informação é do Boletim Epidemiológico AIDS-2008, divulgado pelo Ministério da Saúde, no início desta semana. Só no primeiro semestre do ano passado, foram registrados sete novos casos da doença em pessoas acima de 50 anos, totalizando a marca de 319 infectados. Em 28 anos, 1.176 paraibanos, de todas as faixas etárias, morreram vítimas de AIDS e, de acordo com a Gerência Operacional das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), da Secretaria Estadual de Saúde, o número de infectados vem aumentando a cada pesquisa.

Segundo o gerente operacional das DST/AIDS na Paraíba, Ranulfo Cardoso Júnior, a cada novo levantamento, tem ganhado destaque a quantidade de pessoas com idade superior a cinquenta anos, infectadas pelo vírus HIV, responsável pelo desenvolvimento da AIDS.

Segundo o boletim, no Nordeste encontram-se 5.123 infectados, dentro da referida faixa etária, de um total de 47.437 em todo o Brasil. "As pessoas estão vivendo muito mais tempo e tendo mais acesso a passeios e diversão em geral. A facilidade para se conseguir medicações para estimular a ereção, entre outros, tem tornado a prática sexual mais comum entre os idosos", justificou Ranulfo Cardoso. Na Paraíba, as cidades com maiores números de registros desta natureza são João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo e Patos. Há casos de infectados com cerca de 80 anos de idade.

Entre os casos registrados, as Mulheres ainda surgem como as menos infectadas, justamente por elas procurarem o diagnóstico médico com mais frequência do que os homens, conforme informações da Gerência Operacional das DST/AIDS. Os homens, geralmente, aparecem para alguma consulta apenas quando já estão sendo acometidos pelos sintomas da doença. Atualmente, na Paraíba, a maioria dos casos registrados são de pessoas do sexo masculino, com exceção da faixa etária entre 15 a 19 anos, que apresenta 46 casos, sendo 26 Mulheres e 20 homens.

...

Links sobre Aids-DST no Itacare News

AIDS na Bahia também tem!

Na Bahia, 74% dos municípios já notificaram pelo menos um caso de Aids até 2008. O vírus, antes mais comum na capital, tem se alastrado também para o interior do estado

01/12 Dia Mundial de Combate a AIDS

Dia 01 de Dezembro : Dia Mundial de luta contra AIDS

Protejam-se!