sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Barcos para Itacaré

Pescadores baianos terão barcos para pesca oceânica

Salvador - Pela primeira vez, pescadores baianos terão à disposição equipamentos para a prática da pesca oceânica em grande escala ao longo do litoral baiano. Um acordo de cooperação técnica entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência da República (Seap), vai capacitar os pescadores das cooperativas de pesca de Camaçari, no Litoral Norte, e de Itacaré, no sul do estado, para operar embarcações oceânicas com capacidade acima de 35 toneladas de pescados.

O acordo faz parte do Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional (Pro-Frota), que financia a aquisição de barcos pesqueiros para a pesca oceânica, destinados às cooperativas de pescadores em todo o país.

O Pro-frota tem por objetivo incentivar a formação de uma frota genuinamente brasileira, incrementar a produção nacional de pescado, recuperar recursos que estão em situação de sobrepesca ou colapso, promover a exploração da Zona Econômica Exclusiva e de águas internacionais e proporcionar a eficiência e sustentabilidade da frota pesqueira costeira, continental e oceânica.

Até o final do próximo mês, quando todos os estudos técnicos tiverem sido concluídos e apresentados pela Bahia Pesca à Seap, deverá ser assinado um convênio com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a construção dos quatro barcos – dois para a Cooperativa de Pescadores de Camaçari e dois para a Cooperativa de Itacaré.

A expectativa é que as embarcações sejam entregues dentro de um prazo de um ano e meio. Os barcos irão atender a aproximadamente 180 pescadores associados nas duas cooperativas.

Na reunião ocorrida na sede da Bahia Pesca, na segunda-feira (16), com a presença de representantes dos pescadores, Banco do Nordeste, Casa Civil do Governo do Estado e da Seap, ficou definido que, no dia 25 de março, será apresentado pela empresa baiana, o plano de ação para que seja viabilizado o convênio para a aquisição das embarcações. "É um desafio e um novo marco para a pesca na Bahia", disse o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.

http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2009/02/17/Bahia_Nacional/Pescadores_baianos_terao_barcos_p.shtml