quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Prevenção: Dengue

Cuidados com Reservatórios

...

Piscinas

Em períodos de uso: Efetuar o tratamento adequado incluindo  cloro.

Em períodos sem uso: Reduzir o máximo possível o volume d'água e aplicar água sanitária conforme tabela anexa, semanalmente, considerando o  volume d'água que permaneceu. Para piscina sem sistema de filtragem de água, pode-se optar pela adição de sal conforme tabela anexa, não sendo necessário repetir o tratamento.
 

SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias

www.sucen.sp.gov.br

http://www.combatadengue.com.br/index.php

...

Mosquitoeira genérica

 http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=4424

 ...

Reporter- Só usar cloro não é suficiente para matar as lavras do mosquito?

Gustavo Rezende- O que a pesquisa viu é que esses ovos ficam resistentes e impermeáveis.Eles conseguirão ficar no seco, tranquilamente, por um ano. O mais importante é o papel de prevenção, ou seja, é impedir que os ovos sejam depositados em água parada O ideal é que, uma vez por semana, sejam lavados os recipientes que ficam expostos ao tempo. é preciso esfregar bem as vasilhas.

Temos que cobrir as caixas de água com tela, colocar areia nos recipientes das plantas, colocar de cabeça para baixo qualquer tipo de recipiente, como por exemplo garrafas pet, retirar coisas que estejam em terrenos baldios ou em casa. Isso é para impedir que o ovo seja depositado. Em alguns lugares, os ovos foram depositados há meses e ainda estão resistentes. A pessoa precisa ter cuidado onde essa água será jogada. É importante saber que, no local, a água não ficará parada. O ideal é jogar na água do mar, onde a água é salgada e o mosquito não se desenvolve.

Leia na integra