domingo, fevereiro 01, 2009

"O que não queremos ver...",

Filme revela violência contra mulher e criança no interior do Brasil

"O que não queremos ver...", esse é o tema da mesa de debates da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) em conjunto com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), no Fórum Social Mundial. A realidade da violência contra mulher, abuso sexual de crianças e o trabalho escravos serão abordados no debate do dia 30 de janeiro.

A atividade contará com o lançamento do filme "Pela Vida... Pelo Tempo", uma obra que mistura ficção e realidade vivenciada nas cidades do interior de Pernambuco e de todo o país. E debate com médico Ricardo Paiva, diretor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - Cremepe e do Simepe e o padre Ricardo Rezende, do Movimento Humanos Direitos, do Rio de Janeiro, referencia nacional da discussão sobre violência contra a mulher e criança. O evento acontecerá na sala KP12 da Universidade Federal do Pará, das 8h30 às 11h30.

O longa metragem de 1h20min é fruto do trabalho realizado com participantes da Caravana das Entidades Médicas de Pernambuco (Simepe e Cremepe), que percorreram os 183 municípios do estado mais o distrito de Fernando de Noronha, observando a condição social e de saúde dessas comunidades.

Segundo a médica Carla Bezera, diretora do Simepe, a violência contra a criança e a mulher eram recorrentes. "Percebemos isso no início das viagens e criamos um grupo teatral que abordava o tema e divulgava as formas de combate a essa violência, como o disque denúncia. Depois nasceu o filme", explicou Carla.

Para Ricardo Paiva a divulgação desse filme em festivais, comunidades, sites da internet, visa sensibilizar a população para as questões da violência contra a mulher e violência sexual. "Essas mazelas aliadas ao tráfico de seres humanos, é o terceiro crime com maior impacto econômico no Brasil e no mundo e que ocasiona traumas as mulheres que duram por toda a vida", falou Ricardo.
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=27463