quinta-feira, fevereiro 12, 2009

DENGUE X BAHIA

Casos de dengue crescem no estado

 

 

*Já passa de 4.242 o número de casos de dengue notificados no estado até o final de janeiro. São 2.280 a mais do que o mesmo período de 2008, o que representa um aumento de 116%. Jequié está no topo da lista dos municípios com maior registro da doença. São 2.637 casos, nada menos que 60% do total do estado.

Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Para se ter uma ideia da proporção, na última sexta- feira (6), o estado do Rio de Janeiro, com uma população de 15,4 milhões, divulgou balanço da dengue: 567 casos de dengue, e seis mortes.O estado fluminense conseguiu reduzir em 96% o número de casos, que foram 17.647 no mesmo período de 2008.

Na Bahia, foram confirmadas as mortes de três crianças: uma em Jequié e duas em Porto Seguro. Nesta última há ainda uma suspeita de dengue hemorrágica, com a morte de um garoto de 11 anos, cuja causa ainda está em análise. No município, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, dos 73 registros da doença, cerca de 60% são em crianças.

CRIANÇAS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DA DENGUE

As crianças são as maiores vítimas do mosquito Aedes aegypti em Itabuna, conforme pode ser constatado na emergência do hospital Manoel Novaes. Hoje pela manhã, dois pacientes com idade entre 8 e 10 anos se encontravam na UTI e necessitavam de doação de sangue, em função da queda do número de plaquetas.

A situação na cidade, segundo especialistas, tende a se agravar, porque as medidas de prevenção não estão sendo adotadas a contento. Moradores de diversos bairros dizem que há muito tempo tempo suas casas não recebem a visita dos agentes de combate a endemias.

Aliás, a deficiência na prevenção à dengue não é excusividade do governo. Em toda a cidade, há residências e estabelecimentos comerciais com caixas d'água destampadas, o que se constitui em focos de reprodução do mosquito transmissor.

CENÁRIO PREOCUPA

Técnicos que trabalham no combate à dengue em Itabuna revelam preocupação com a falta de estrutura da secretaria de saúde de Itabuna. Falta material para coleta de larvas do mosquito e as unidades especializadas no atendimento a pacientes com sintomas da doença não possuem nem mesmo formulários específicos para notificação dos casos.

Da Redação, com informações do Correio*
redacao@portalibahia.com.br

...

LINK COM INFORMAÇÕES SOBRE DENGUE

http://www.somethingweb.com.br/wagnermarins/infor_uteis.html

 

O que é a dengue hemorrágica?

Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.

 

Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.

Imagem cedida pelo Ministério da Saúde

Larvas do mosquito

O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue. O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 g por dia.

 

Se você acha que pode estar com dengue, procure logo um serviço de saúde. O diagnóstico é feito por exame de sangue. É importante que se confirme que foi realmente um caso de dengue, pois isso serve como um termômetro que vai nos dizer como está o controle da doença no país.

 

http://saude.hsw.uol.com.br/dengue4.htm

 

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47121289