quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O Poder da Manipulação Global

Interessante: BBC de Londres noticia estudo que confirma papel das novelas da TV Globo no aumento de divórcios no Brasil

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo – cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível" nas cidades do país.
Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local. Instrução Os resultados sugerem que essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na porcentagem de mulheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas. "O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo", afirmou Chong.
Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é comparável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.
 
O enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.
 
Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.
Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Brasil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um "caso interessante de estudo". Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamentos em 1984 para 17,7 em 2002.
 
"A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras", diz a pesquisa.

via: Julio Severo - Do Dois em Cena
...
 
Plim Plim Dramático. Hipnose generalizada onde os valores e princípios morais são considerados ultrapassados e " caretas ".
Meses seguidos onde situações diárias no Horário Nobre incentivam o esfacelamento da família Brasileira.
A vulgarização da Mulher, o machismo sem limites, o sexo despudorado, adultérios, traições, golpes, são destilados em doses homeopáticas com resultados graves  e extremamente prejudiciais em um país onde os direitos da mulher não são respeitados provocando reações contrárias de mulheres na fictícia busca de sua emancipação.
IBOPES malditos que levam nossa jovem geração a violência nas escolas contra seus mestres, amigos e contra seus familiares.
 
Certamente deve existir uma pesquisa demonstrando que pessoas separadas, solitárias assistem mais TV = IBOPE + LUCRO