quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O caso de Carla Araujo assassinada em Ilhéus

Emíio Gusmão
O assassino da empresária Carla Araújo, além de ter tirado a sua vida de maneira horrenda e brutal, tenta agora matá-la moralmente. Sabe que de uma forma, ou de outra, parte da sociedade, machista e preconceituosa, poderá amenizar sua culpa, e atribuir parte da causa à vítima.

Dentro dos ônibus, nas praças, nos salões de beleza e nas conversas de supermercados, pessoas insistem em afirmar que a moça - no oitavo mês de gestação - motivou a monstruosidade assassina.

Os golpes de faca não foram suficientes, é preciso também "perfurar" a mente da opinião pública com argumentos inverossímeis.

Sabemos que não existe verdade absoluta. Neste caso, o interessante é notar como uma versão, nada factual, preenche com facilidade o vazio dos mentecaptos.

Enquanto isso, imagens da empresária, feitas após o crime circulam através de e-mails. A curisiodade mórbida garantirá a repercussão necessária ao autor das fotos. Não importa o sentimento dos familiares da vítima, vale o prazer da divulgação, "o furo dos furos" (desculpem o trocadilho).

Atingimos a barbárie! Estão destruindo a memória de uma mulher assassinada covardemente, preste a dar a luz. A aceitação de motivos fúteis para a prática de crimes macabros representa o declínio do raciocínio. As "razões" de um assassino estão ofuscando a sensibilidade daqueles que deixaram de ser humanos.

Emílio Gusmão é comunicólogo.

Do Pimenta na Muqueca

PUNIÇÃO

Já existem dois suspeitos e ter produzido e distribuído pela internet fotografias do corpo da empresária Carla Araújo, no local em que ela - que estava grávida de oito meses - foi barbaramente assassinada.

O crime, ocorrido em Ilhéus, chocou pela sua crueldade, e dois estúpidos, possuídos por um prazer mórbido, ainda acharam por bem espalhar as imagens da vítima, como objeto de curiosidade.

Os nomes dos suspeitos são mantidos em sigilo, mas um inquérito administrativo já foi instaurado. E vai ter punição.

FAMÍLIA DE EMPRESÁRIA ASSASSINADA PROTESTA

A família e amigos da empresária Carla Araújo farão passeata de protesto na Avenida Soares Lopes, nesta sexta, às 16 horas. Eles vão pedir justiça e agilidade nas investigações sobre os autores do crime.

Carla Araújo foi sequestrada e assassinada no final da tarde da última sexta-feira, em Ilhéus. A empresária era dona de supermercado e imóveis e estava grávida de oito meses. O corpo foi encontrado num motel da zona norte do município.

Um vizinho da empresária, Gilvan Santiago, o Nego Gil, teria confessado ser o autor dos golpes de faca que mataram Carla. Para a delegada Andréa Oliveira, que investiga o caso, Gil assume toda a responsabilidade pelo duplo homicídio para livrar alguém. Quem seria essa pessoa ainda é uma incógnita para a polícia.